Os cursos tecnológicos foram criados no Brasil com o objetivo de atender às exigências do mercado por profissionais qualificados para se concentrarem em questões técnicas, sem perder de vista as etapas gerais de um processo de gestão ou produção, tudo isso em pouco tempo. Ou seja, o mercado pedia profissionais qualificados e para já! E os cursos chamados "tradicionais" não conseguiam atender a essa demanda.
As diferenças entre bacharelado e tecnologia estão na duração do curso, no objetivo e no conteúdo das aulas. O bacharelado dura 4 anos ou mais, um curso de tecnologia entre 2 a 3 anos. Em vez das aulas mais teóricas e abrangentes, o curso de tecnologia dá preferência ao estudo de disciplinas focas em especificidades da área. Além disso, a carga de aulas práticas em laboratórios é mais intensa preparando o aluno para situações reais do trabalho.
Um curso tecnológico pode buscar atender também a demandas regionais, por exemplo um curso específico em tecnologia de produção de vinho ou manteiga em áreas produtoras. Outro objetivo é formar já profissionais qualificados para trabalhar em áreas novas do mercado, que os cursos tradicionais não abrangem em sua grade, por exemplo um curso de tecnologia em viticultura e enologia.
Colocando em termos claros, a função de um tecnólogo é ser especialista em uma parte específica do processo.
O bacharel recebe uma formação básica sobre todos os aspectos da área, mas em algum momento precisa escolher uma área específica para se especializar, muitas vezes isso só ocorre na pós-graduação. O tecnólogo já faz essa escolha quando entra na graduação.
Na prática: enquanto um estudante de engenharia de alimentos vai conhecer toda a teoria e passar por todas as áreas que envolvem a carreira, um estudante de tecnologia de alimentos passa pela teoria geral de maneira mais breve e se aprofunda nos detalhes do processo de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se ainda restou alguma dúvida,ou você gostaria de informações adicionais, ou puder complementar de alguma forma com o post ou se deseja debater sobre o assunto, fique à vontade para perguntar, comentar, ou fazer criticas construtivas. Ficarei feliz em poder ajudar e responderei assim que possível.