Sei bem que ninguém sonha desde criancinha em ser tecnólogo em alimentos. É algo que acontece em nossas vidas. Mas será que quem escolhe essa profissão sabe bem o que fará depois de formado?
Para começar, vamos à descrição oficial do perfil do tecnólogo em alimentos:
"O tecnólogo em alimentos planeja, elabora, gerencia e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Esse profissional ainda supervisiona as várias fases dos processos de industrialização de alimentos, desenvolve novos produtos, monitora a manutenção de equipamentos, coordena programas, trabalhos nas áreas de conservação e controle de qualidade e otimização dos processos industriais do setor na perspectiva de viabilidade econômica e preservação ambiental" (Revista Educação Profissional 2015, Ed. Segmento)
Resumindo, tecnólogos em alimentos podem trabalhar em qualquer fase da criação, elaboração, processamento e conservação de alimentos. Incluindo a pesquisa, análise e controle de qualidade.
O campo de atuação é extremamente abrangente. O profissional formado estará apto a trabalhar em indústrias alimentícias, moinhos, distribuição de alimentos, restaurantes, hoteis, supermercados, frigoríficos, laboratórios de análises físico-químicas, microbiológicas e microscópicas, instituições de inspeção sanitária, instituições de pesquisa e instituições de ensino. Ufa! Opções e caminhos não faltam...
Em outros posts falarei mais especificamente sobre algumas dessas áreas.
Após o término do curso, o profissional terá diversas opções para prosseguir na carreira, de acordo com suas preferências e oportunidades do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se ainda restou alguma dúvida,ou você gostaria de informações adicionais, ou puder complementar de alguma forma com o post ou se deseja debater sobre o assunto, fique à vontade para perguntar, comentar, ou fazer criticas construtivas. Ficarei feliz em poder ajudar e responderei assim que possível.